Email

prjonataslopes@gmail.com

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A necessidade desesperante de mentoras maduras

    "Quando tive o primeiro filho, rodeei-me de outras mães que se encontravam na mesma fase da vida. Estávamos todas juntas nas trincheiras da maternidade, encorajando, ajudando e apoiando-nos umas às outras. Esses anos iniciais foram duros e eu não conseguia ver nada além da batalha que estava diante dos meus olhos. A vida era vivida intensamente e eu passava os meus dias a resolver os mais variados problemas e a lidar com os explosivos desafios do dia- a-dia da maternidade.
    Agora que os primeiros anos da maternidade ficaram lá atrás, encontro-me mais tranquila e consigo ver bem o terreno em que estou a pisar. Consigo ver que uma estação já terminou, mas há outras a chegar. E o que agora procuro não é a ajuda e o apoio de mulheres na mesma fase da vida, mas de mulheres que já passaram por ela.
A ordenança de Tito 2
    Na Igreja, temos muitos ministérios dirigidos às mulheres. Temos grupos e estudos específicos para mães e para mulheres mais velhas. Temos estudos bíblicos, chás e retiros.
    A Bíblia não nos fornece muitos detalhes acerca das especificidades do ministério com as mulheres, mas dá-nos esta clara instrução: “Semelhantemente, ensina as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, não caluniadoras nem dadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada” (Tito 2:3-5).
    No livro de Tito, Paulo dá instruções acerca do funcionamento da Igreja. Há instruções acerca da forma como deve ser feita a seleção de anciãos e diáconos e também sobre a importância de pregar a Palavra. Em Tito 2, Paulo dá instruções específicas para que as mulheres mais velhas, na Igreja, treinem as mulheres mais jovens. As mulheres mais velhas na fé devem ajudar as mais novas. Devem ensinar-lhes o que significa amar e serem submissas ao marido, como glorificar a Deus no papel de mãe e como deve ser uma mulher de Deus.
Mulheres mais velhas, nós precisamos de vós
    Tenho conversado com mulheres que se encontram na mesma fase da vida que eu e todas concordamos com o seguinte: nós precisamos de mulheres mais velhas. A verdade é que sempre tivemos necessidade de mulheres mais velhas na nossa vida. Precisamos de sabedoria e de orientação na criação dos nossos filhos. Precisamos de encorajamento para amar os nossos maridos. Ao aproximarmo-nos da meia idade, eu e as minhas amigas queremos aprender a arte de bem envelhecer.     Queremos aprender como terminar a carreira da fé sem remorsos. Queremos que a sabedoria das mulheres mais velhas nos guie pelo outono e pelo inverno da nossa vida. Enquanto ansiamos por essa sabedoria e essa orientação, o desafio é encontrar mulheres mais velhas que estejam dispostas a providenciá-las e que sejam capazes de o fazer. Algumas igrejas têm criado programas Tito 2, juntando mulheres mais velhas com mulheres mais novas, tendo como propósito o discipulado. Mas, aquelas que não têm acesso a tais programas, como podem relacionar-se com mulheres mais velhas?
Discipilando e sendo discipuladas
    Se és uma mulher jovem que anseia ter como mentora uma mulher mais velha na fé, ora para que Deus ta providencie. Comunica-te com uma mulher mais velha da tua igreja. Pede-lhe para se encontrarem e diz-lhe que desejas a sua sabedoria e que queres ser discipulada por ela. Às vezes, mulheres assim chegam à tua vida quando menos esperas. Talvez ela não seja a pessoa que te parece mais óbvia, mas alguém que nunca imaginaste nesse papel. Até pode ser mais do que uma pessoa. Confia que Deus nunca falha em providenciar aquilo que realmente necessitamos.
    Se és uma mulher mais velha, por favor, considera a possibilidade de estares disponível para nós. Talvez te pareça que já chegou ao fim o teu tempo de investimento no Corpo. Passaste anos como professora da Escola Dominical ou a preparar refeições para recém-mamãs. Talvez penses que já não tens valor ou que já não és útil na igreja. Isso, simplesmente, não é verdade.
Olha para as mulheres mais jovens da tua igreja e considera aproximar-te de pelo menos uma delas. Convida-as para almoçar. Inteira-te do que se passa na sua vida. Conversa com elas sobre as suas lutas e a sua caminhada na fé. Pergunta-lhes como podes orar por elas.
    Tu nunca deixarás de ser útil no Reino de Deus, independentemente da tua idade. Se estiveres na mesma estação da vida que eu, tu podes tanto ter uma mentora como seres uma mentora. Às vezes, pensamos que o momento certo para discipular outras mulheres é no futuro, quando os filhos tiverem crescido. Contudo, há formas de encorajares as mulheres que estão na fase que tu acabas de deixar para trás. Tu podes orar com elas e por elas. Podes estimulá-las ao amor e às boas obras (Hebreus 10:24). Quando a vida delas estiver sobrelotada com as ingratas tarefas da maternidade, podes relembrá-las quem é o Deus a quem servem e da esperança real que elas têm em Cristo.
    A verdade, mulheres mais velhas, é que vocês são imprescindíveis, independentemente da vossa idade. Nós precisamos da vossa sabedoria. Ensinem-nos, por favor!"
Christina Fox


___________________
Artigo original: http://cbmw.org/public-square/the-desperate-need-for-mature-feminine-mentorship/
Tradução: Dina Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário