Email

prjonataslopes@gmail.com

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Por quem Jesus morreu?

Vamos ver pelo menos 3 versículos para entendermos um pouco mais sobre este aspecto tão importante...

1 João 2:1,2
"Meus filhinhos" - João escreveu para cristãos.

"Estas coisas vos escrevo, para que não pequeis" - Objectivo da carta. Ajudar os cristãos a não pecarem. 

"E, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" - Relembrar que está a falar para cristãos. Jesus é o advogado deles. Ou seja, os cristãos têm dois advogados: Jesus e o Espírito Santo".

"E ele é a propiciação" - Esta palavra é a chave para a interpretação do versículo. Significa isso que Jesus recebeu a Ira de Deus contra o pecador tornando-o inocente perante o grande tribunal. Nesse sentido, a morte de Jesus garante a propiciação, logo não podia ter morrido por alguém que não acreditasse n'Ele. 

"Pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos" - Não só pelos pecados a quem João escreveu a carta.

"Mas também pelos de todo o mundo" - Se João estava a escrever para os cristãos, se a morte de Jesus garante propiciação, logo a palavra "mundo" tem o sentido de todos aqueles que iam se salvar.

Posto isto, devemos afirmar convictamente que Jesus morreu para salvar todo aquele que n'Ele crê. 
Este exercício deve ser feito para todos os versículos que mostrem que "Jesus morreu por todos" ou "Jesus morreu pelo mundo". 

Apenas mais dois versículos para não termos dúvidas...

Actos 20:28 
"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue."
Tiramos daqui 2 lições: 1º Jesus morreu pela Igreja; 2º O Seu sangue garante resgate e não apenas uma mera possibilidade. 

João 10:15
"Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas."
Jesus dá a Sua vida pelas Suas ovelhas. Logo, não podia ter sido ter por todas as pessoas individualmente. 

Resumidamente... A frase "Jesus morreu por ti" não tem base bíblica. No limite, podemos afirmar que "Na morte de Jesus há lugar para ti" ou então "A morte de Jesus é suficiente para todos mas apenas é eficaz para todos aqueles que n'Ele crêem". 




Sem comentários:

Enviar um comentário