Email

prjonataslopes@gmail.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Pregação no casamento da Joana e do Guga


Salmos 101:1-3

Este Salmo tanto pode ter sido escrito pelo rei David ou ter sido feito para o Rei David.
A partir daí, começou a ser lido pelos reis quando tomavam posse.
No fundo, estavam a comprometer-se a viver uma vida que agradasse a Deus tanto no lar como no seu reinado.
Este é o desejo que eu tenho para as vossas vidas: agradem a Deus em todos os momentos da vossa vida!

V1 “Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei”

David olhou para Deus e viu como Ele era bom e justo.
Este é o primeiro desafio que vos deixo: a vida, às vezes, é tão tortuosa que torna-se fundamental olhar para o alto para seguir em frente.
No vosso casamento, precisam de olhar para o amor de Deus durante o dia para saberem louvá-lo durante a escuridão da noite.
Para isso ser uma realidade, têm de ter uma vida diária de intimidade com Deus pois ao aprenderem a falar com Deus vão, ao mesmo tempo, aprender também a falar com outro.
É verdade que há casamentos que resistem sem haver qualquer intimidade com Deus.
Contudo, todos os casamentos que colocam Deus no centro das suas vidas permanecem firmes perante momentos difíceis na vida.
Porquê? Porque só em Deus encontramos a mais profunda felicidade mesmo quando a vida nos quiser derrubar.
O apóstolo Paulo sentiu esta felicidade profunda e daí escrito um dos versículos mais conhecidos da Bíblia: “posso viver em toda e qualquer situação porque é Deus que me sustém”.
Este é um aspecto importante: muitas vezes, quem se está a casar, atribui um valor enorme ao casamento ao achar que o casamento é uma porta para a felicidade.
O que depois acontece, é que quando deixar de haver essa “felicidade” – o noivado pode dar a entender que os conflitos são inevitáveis, mas não são – as pessoas querem acabar com o casamento e dizem: “o amor acabou. Já não sou feliz. Quero o divórcio”.  
Lembrem-se de uma frase de Dietrich Bonhoeffer: “o que sustenta o casamento não é o amor. O que sustenta o casamento é o compromisso que hoje vocês estão a fazer com Deus”.
Sendo assim, se em algum momento o Guga não fizer a Joana feliz, ou o contrário, o segredo não está em desistir.
O segredo passa, sim, por olharem juntos para a bondade de Deus e perceber que se Cristo nunca vos abandona perante o que fizeram, então também não devem abandonar a pessoa com quem casaram até porque a glória final do vosso casamento não é o casamento em si, nem a vossa felicidade. A glória final do vosso casamento deve ser Cristo.
O rei David queria engrandecer a Deus com o seu reinado.
Este deve ser o vosso desejo também: engrandecer a Deus no vosso casamento mesmo que haja apelos para seguirem outras vias.

V2 “Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei um coração sincero/íntegro”.

David, depois de ter dito que era para Deus que queria viver, dispôs-se a examinar diariamente a sua vida porque sabia que o seu coração era enganoso.
A palavra “atentarei” tem a conotação de analisar profundamente para se ser prudente em tudo o que se faz. É preciso humildade para se olhar para as intenções do coração.
É um desafio enorme para nós, que vivemos quase sempre num ritmo acelerado, analisarmos como anda a nossa vida pessoal e conjugal.
Tenhamos coragem de fazer perguntas difíceis, ao nosso cônjuge, tais como: “como andas?”; “Precisas de alguma coisa?”; “O que preciso mudar na minha vida para crescermos juntos?”; “sentes-te só no nosso casamento?”.
Por outro lado, muitos casais já não falam um com o outro sobre estes assuntos para não terem de mudar posturas. São muito orgulhosos para que isto aconteça.
E quando questionados, dizem: “Nós estamos bem”. Claro que podem estar bem porque não abordam os assuntos difíceis (pedra sobre o assunto) e esquecem-se que mais tarde irão pagar uma factura bem cara.
Joana e Guga, eu não vos posso dizer: “Vai onde te leva o coração”. Posso dizer-vos, sim, para desconfiarem das intenções do vosso coração e, se for caso disso, tenham sempre humildade em pedir perdão mesmo que seja duro ou até humilhante. Se for preciso, estarei ao vosso lado para ajudar-vos.
David percebeu que a sua caminhada para ser íntegra diante de Deus só poderia ser feita se a mesma começasse no lar porque uma pessoa que é íntegra no lar também será fora dele.
Se quisermos conhecer alguém de verdade, temos de saber como essa pessoa vive no seu lar. Daí David dizer: “até em minha casa andarei com um coração sincero”.
Tenham sempre isto em atenção: o segredo de um casamento, segundo o coração de Deus, está no investimento que se faz no lar!

V3 “Não porei coisa injusta (abominável) diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me apegará.

Mais um desejo do rei David para o seu reinado. Ele não queria que os seus olhos vissem coisas abomináveis e nem queria que essas coisas entrassem no seu lar.
David sabia que a lascívia começava no olhar até porque já tinha tido essa experiência quando olhou para Bate-Seba e delineou os seus planos maquiavélicos para ficar com ela.
Olhando para as nossas vidas, a verdade é que passamos muito tempo a olhar para os outros.
Por vezes, olhamos, não no sentido de perceber como podemos ajudá-los, mas olhamos para desejar/invejar as suas vidas.
Precisamos de ter cuidado com o que vemos e ouvimos porque o diabo usa esses dois sentidos para estoirar com a nossa vida e com a vida daqueles que nos rodeiam. E a principal bomba que ele coloca na nossa vida é a inveja.
Sejam agradecidos com o que têm até porque, segundo Tiago 1:17, tudo o que de bom temos se deve à bondade de Deus e não ao nosso merecimento.
Termino com um apelo e um desejo:
Lutem sempre pelo vosso casamento e lembrem-se que os cristãos vão à luta de joelhos e com a Palavra de Deus. Fazemos isto pela certeza que temos que Cristo deu a Sua vida pelas nossas vidas.
Eu não vos vou desejar felicidade, mas fidelidade porque nesta fidelidade a Deus encontrarão a maior felicidade que o ser humano pode encontrar: Cristo.
Se o casamento fosse acerca da felicidade, vocês iriam desistir do vosso casamento quando os problemas surgirem e anunciavam ao mundo que Cristo se divorciou da Sua Igreja e isso é e será impossível.
Que Deus vos abençoe a serem fiéis em todos os momentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário