Email

prjonataslopes@gmail.com

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sugestões para ajudar o seu filho a adorar

Sugestões para ajudar o seu filho a adorar

Às vezes, para as crianças, a diferença entre suportarem os cultos de Domingo de manhã e apreciarem esses cultos é simplesmente uma questão de preparação e treinamento. A nossa oração sentida é que o seu filho se torne um participante no culto e adore o nosso Grandioso Deus. Para esse fim, preparámos algumas sugestões que talvez o ajudem a levar o seu filho a adorar esta manhã.

  1. ESTEJA PREPARADO PARA ADORAR
O Domingo de manhã começa no Sábado à noite – planeie o que vão vestir (encontre todos os sapatos!), prepare as ofertas, ensaie os versículos memorizados, junte tudo o que precisa de levar consigo, antes do Domingo de manhã.
Faça com que o Domingo seja simples – Tenha um pequeno-almoço simples e saia de casa com muito tempo de antecedência. Relembre o seu filho das expectativas que tem relativamente ao comportamento dele durante o culto.

  1. SEJA UM EXEMPLO/ UM MODELO A SEGUIR PARA O SEU FILHO
Comece a manhã com uma atitude positiva, com um tom animado, um espírito de expectativa e entusiasmo e um coração voltado para a adoração.

  1. FAÇA UMA DEMONSTRAÇÃO DO CULTO AO SEU FILHO ANTES DESTE COMEÇAR
Examine o boletim; atraia a atenção do seu filho para o que se vai passar no culto e como ele pode participar no mesmo. Isto pode implicar ensinar-lhe um refrão ou uma frase de um hino ou coro e pedir-lhe para o ouvir.
Você talvez deseje orar com o seu filho antes do culto começar.

  1. INCENTIVE O SEU FILHO A PARTICIPAR
Ensinar ao seu filho hinos e coros, em casa, fará com que ele seja capaz de participar no culto. Se ele não conseguir aprender o hino todo, ensine-lhe o refrão e diga-lhe quando chegar o momento de cantar a parte que ele sabe.
Guie o seu filho de modo a que ele se sente e se levante ou bata palmas nos momentos apropriados. Mostre-lhe as palavras no hinário, movendo o seu dedo à medida que o hino vai sendo cantado. (Mesmo que o seu filho ainda não saiba ler, isto ajudá-lo-á a focar a sua atenção e vai incentivá-lo a prestar atenção à letra.)
Faça com que o seu filho leve uma oferta e a coloque no prato.

5. AJUDE O SEU FILHO A TORNAR-SE UM OUVINTE ATIVO DO SERMÃO

Ajude o seu filho a focar-se no sermão, sussurrando-lhe instruções do género: “Ouve esta história”, “Consegues desenhar uma imagem de... “. Este momento não é o indicado para longas instruções, apenas pequenas frases para o ajudar a focar a sua atenção. Também não é a altura certa para o seu filho responder aos seus sussurros.
Incentive as  crianças mais novas a ouvirem o sermão e a fazerem um desenho de algo que ouviram durante a pregação. (Isto não deve ser visto como uma forma de matar tempo, mas um incentivo para uma audição ativa.) Se o seu filho é muito pequeno e tem dificuldade em se manter sentado durante longos períodos, depois de ele ter ouvido o sermão durante um bocado, você poderá deixá-lo ver livros de histórias bíblicas.
Quando o seu filho aprender a escrever, mostre-lhe como tirar notas simples do sermão – primeiro, deixe-o copiar as suas notas; depois incentive-o a tirar as suas próprias notas.
Arranje um caderno de argolas em espiral para ser usado especificamente aos Domingos de manhã.

6. DISTENDA A CAPACIDADE DO SEU FILHO DE SE SENTAR CONCENTRADO

Se tiver um filho muito ativo, talvez precise de sair com ele de vez em quando. Vá “esticando” o tempo em que ele fica sentado até que ele consiga ficar sentado sossegadamente durante o culto todo. Talvez precise de ser firme para conseguir os seus objetivos.

7. FALEM SOBRE O CULTO NO CAMINHO DE REGRESSO A CASA

Fale positivamente com o seu filho sobre o culto e pergunte-lhe se ele tem alguma questão para colocar. Incentive-o a partilhar os seus desenhos ou as suas notas.

  

Tradução: Dina Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário